sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Obras Básicas da Hatha Yoga - GHERANDA-SAMHITA - Segunda e Terceira Lição

GHERANDA-SAMHITA

Segunda Lição

Os Asanas ou posições

Gueranda disse:
Existem oitenta e quatro centenas de milhares de Asanas descritos por Shiva. As posições são tantas em número quantos são os Seres vivos neste universo. Entre estes, oitenta e quatro podem ser considerados como os principais, sendo que trinta e dois são os mais úteis para a humanidade.

As diversas espécies de posições:

Os trinta e dois asanas que levam à perfeição neste mundo, são os seguintes:

1) Siddha - posição perfeita                                                    
2) Padma - posição do loto
3) Bhadra - posição feliz
4) Mukta - posição livre
5) Vajra - posição do diamante
6) Svastika - posição da prosperidade
7) Simha - posição do leão
8) Gomukha - posição boca da vaca
9) Vira - posição heróica
10) Dhanus - posição do arco
11) Mirta - posição cadáver
12) Gupta - posição escondida
13) Matsya - posição do peixe
14) Matsyendra - posição yogui Matsyendra
15) Goraksa - posição do joelho
16) Pascimottana - posição posição da distensão posterior
17) Utkata - posição arriscada
18) Samkata - posição perigosa
19) Mayura - posição do pavão
20) Kukkta - posição do galo
21) Kurma - posição da tartaruga
22) Uttana-Kurmaka - posição erguida da tartaruga
23) Uttana-Manduka - posição esguida do sapo
24) Vriksa - posição da árvore
25) Manduka - posição do sapo
26) Garuda - posição da águia
27) Virsa - posição do touro
28) Salabha - posição da lagosta
29) Makara - posição do delfim
30) Ustra - posição do camelo
31) Bhujanga - posição da cobra
32) Yoga - posição da união perfeita

1 - O SIDDHASANA
O praticante que conseguir dominar suas paixões, colocando um calcanhar no ânus, deverá deixar o outro na raiz do órgão genital.
Em seguida deverá apoiar seu queixo no peito e mantendo-se sereno e erecto, fixar o olhar no ponto entre as duas sobrancelhas. Este exercício é denominado Siddhasana, que leva à libertação.

2 - O PADMASANA
Coloca o pé direito sobre a coxa esquerda e igualmente o esquerdo sobre a coxa direita, cruzando as mãos atrás nas costas e segurando firmemente os dedos grandes dos pés também cruzados. Coloca o queixo no peito, fixando o olhar na ponta do nariz. Esta posição é denominada Padmasana (a posição do loto). Destrói todas as doenças.

3 - O BHADRASANA
Coloca os calcanhares atravessados debaixo dos testículos; cruza as mãos atrás das costas e segura os dedos dos pés. Fixa o olhar na ponta do nariz, tendo antes adotado o Mudrá chamado Jalandhara. esta é a posição Bhadrasana (ou posição feliz), que elimina todas as doenças.

4 - O MUKTASANA
Coloca o calcanhar esquerdo na raiz do órgão genital e o direito acima do mesmo, mantendo a cabeça e o pescoço erectos com o corpo. Isto é denominado Muktasana. Dá Siddhi (poder psíquico).

5 - O VAJRASANA
Contrai os músculos das coxas como vajra (bastão) e coloca as pernas dos dois lados do anus. Isto é chamado Vajrasana. Dá forças físicas ao Yoguin.

6 - O SVASTIKASANA
Juntando as pernas e coxas e colocando os pés entre as mesmas, mantendo o corpo numa posição relaxada e sentado erecto, é formada a posição denominada Svastikasana.

7 - O SIMHASANA
Os dois calcanhares devem ser colocados invertidos embaixo do escroto, virados para cima, os joelhos no solo, as mãos colocadas nos joelhos, a boca aberta, praticando o Jalhandhara-bandha, fixa o olhar na ponta do nariz. esta é a posição do leão, eliminadora de todas as doenças.

8 - O GOMUKHASANA
Os dois pés no solo, calcanhares em posição invertida embaixo das nádegas, corpo firme, boca para cima, sentado em posição simétrica. Posição denominada Gomukhasana, semelhante a boca de uma vaca.

9 - O VIRASANA
Uma coxa colocada sobre a outra coxa, eo outro pé virado para trás. Posição chamada Virasana, "posição do herói".

10 - O DHANURASANA
Esticando as pernas no solo como uma vara, segurando os pés com as mãos, ficando numa posição de arco, faz-se o Dhanurasana.

11 - O MIRTASANA
Deitado no chão como um cadáver, faz-se o Mirtasana. Esta posição combate a fadiga e acalma a mente agitada.

12 - O GUPTASANA
Coloca os dois pés entre os joelhos e coxas, pondo o anus sobre os pés. osição conhecida como o Guptasana.

13 - O MATSYASANA
Fica na posição do Padmasana sem cruzar os braços; deita de costas, segurando a cabeça com os dois cotovelos. Posição denominada Matsyasana (posição do peixe), que destrói as doenças.

14 - O MATSYENDRASANA
Relaxando a região abdominal como as costas, curvando a perna esquerda, coloca-a sobre a coxa direita; em seguida põe sobre a mesma o cotovelo da mão direita, e a face na palma da mão direita, fixando o olhar entre as sobrancelhas. Posição denominada Matsyendra.

15 – O GORAKSASANA
Entre os dois joelhos e as coxas, os dois pés virados para cima e colocados de maneira a não serem vistos, os calcanhares cuidadosamente cobertos com as duas mãos esticadas; contrai o pescoço, fixando o olhar na ponta do nariz. Posição denominada Goraksasana; dá sucesso aos Yoguins.

16 – O PASCHIMOTTASANA
Estica as pernas, rígidas como uma vara, coloca a testa nos joelhos e segura os dedos dos pés com as mãos. Isto é o Paschimottasana.

17 – O UTKATASANA
Deixa os dedos dos pés tocarem o solo, os calcanhares levantados no ar e fica com o anus sobre os calcanhares. Posição denominada Utkatasana.

18 – O SAMKATASANA
Colocando o pé e a perna esquerda no chão, envolve o pé esquerdo com a perna direita, pondo as duas mãos nos joelhos. Posição denominada Samkatasana.

19 – O MAYURASANA
Coloca as palmas das mãos no solo, põe a região umbilical nos dois cotovelos, apóia-te nas mãos, as pernas em Padmasana levantadas no ar. Esta posição é denominada Mayurasana, a posição do pavão. Destrói todos os efeitos da alimentação nociva à saúde, produzindo calor no estômago, destruindo os efeitos de venenos mortais, e facilmente curando malestares como a indigestão e a febre.

20 – O KUKUTASANA
Sentado no chão, cruza as pernas em Padmasana, coloca as mãos entre as coxas e os joelhos, apóia-te sobre elas e agüenta o corpo sobre os cotovelos. Posição do galo.

21 – O KURMASANA
Coloca os calcanhares em posição invertida sob o escroto e curva-te para a frente, com a cabeça relaxada e também pescoço e corpo. Posição da trataruga.

22 – O UTTANAKURMAKASANA
Fica na posição do galo, segura o pescoço com as mãos e fica de pé, esticado como uma tartaruga. Esta é a posição denominada Uttanakurmakasana.

23 – O UTTANAMANDUKASANA
 Fica na postura do sapo, segura a cabeça com os cotovelos, e levanta-te como um  sapo. Isto é denominado o Uttanamandukasana.

24 – O VRIKASANA
Fica erecto em um pé só, curvando a outra perna e colocando o pé oposto na coxa vertical. Esta é a posição da árvore.

25 – O MANDUKASANA
Leva os pés para as costas, os dedos dos pés tocando uns nos outros, os joelhos para frente. Isto é a posição do sapo.

26 – O GARUDASANA
Coloca as pernas e coxas no chão, comprimindo-as, e firmando o corpo com os joelhos, põe as duas mãos nos joelhos. Posição denominada Garuda ou da águia.

27 – VIRSASANA
Fica com o anus no calcanhar direito, colocando a perna esquerda cruzada ao contrário, no calcanhar esquerdo. Posição denominado touro.

28 – O SALABHASANA
Deita no chão com a face para baixo, as duas mãos colocadas no peito, tocando o chão com as palmas e levantando as pernas no ar; posição da lagosta.

29 – O MAKARASANA
Deita no chão com a face para baixo, tocando o solo, pernas esticadas e a cabeça segura com as duas mãos. Posição denominada Makarasana. Aumenta o calor do corpo.

30 - O USTRASANA
Deita no chão, face para baixo, levanta as pernas pondo-as em direção das costas, pega as pernas com as mãos contraindo bem a boca do estômago. Posição do camelo.

31 – O BHUJANGASANA
Deixa o corpo, do umbigo para os pés, tocar o chão, palmas para baixo e levanta a cabeça como uma cobra. Sempre aumenta o calor do corpo, destrói todos os males, e, com a prática deste exercício, a deusa-serpente Kundalini acorda.

32 – O YOGASANA

Vira os pés para cima, pondo-os sobre os joelhos: em seguida põem as mãos, palmas para cima, no chão. Inspira, fixando o olhar na ponta do nariz. Esta é a posição assumida pelos Yoguins quando praticando o Yoga.





GHERANDA-SAMHITA

Terceira lição

Gueranda disse:

Existem vinte e cinco Mudrás, prática que leva os Yoguins ao sucesso. São eles:
  1. Maha-Mudra
  2.  Nabho-Mudra
  3.  Uddiyana
  4. Jalandhara
  5. Mulabandha
  6. Mahabandha
  7. Mahavedha
  8. Khecari
  9. Viparitakarani
  10. Yoni
  11. Vajroli
  12. Sakticalani
  13. Tadagi
  14. Manduki
  15. Sambhavi
  16. Pancadharana – (cinco dharanas).
  • Parthivi
  • Ambhasi
  • Agneyi
  • Vayani
  • Akasi 
   21. Asvini
   22. Pasini
   23. Kaki
   24. Matangi
   25. Bhujangini


Obs.: Jnani e Pronam não são mencionados.

Vantagens provenientes da prática do Mudras.
Mahesvara, dirigindo-se à sua mulher, mencionou as vantagens dos Mudras com as seguintes palavras: “Ó Devi! Disse-te todos os Mudras, seu conhecimento leva ao Adeptado. Deverão ser guardados secretos com muito cuidado e não devem ser ensinados para qualquer um. Dão felicidade aos yoguins, não sendo fácil dominá-los nem para os “Marut” (deuses do ar).

1. MAHA MUDRA
Comprimindo bem o ânus com o calcanhar esquerdo, estica a perna direita, segurando os dedos do pé com as duas mãos e contrai a garganta, fixando o olhar entre as sobrancelhas. Os sábios denominam esta posição “Maha Mudra”.
Obs: Lembrar que posições de flexão posterior devem ser sempre praticadas com os pulmões vazios.
Suas vantagens: Cura a tuberculose, estorvo dos intestinos, dilatação do baço, indigestão e febre, De fato cura todos os males.

2. NABHO-MUDRA
Qualquer que seja o trabalho do Yoguin, onde quer que se encontre, conserve sempre ele sua língua virada para cima, de encontro ao céu da boca, retendo a respiração. Isto é chamado o nabho-Mudra. Cura os males dos yoguins (conhecido por Jiva-Bandha).

3. UDDIYANA-BANDHA
Contrai os intestinos, uniformemente acima e abaixo do umbigo, de encontro às costas, de maneira que as vísceras toquem as costas. Aquele que praticar este Uddiyana sem cessar, conquistará a morte. O grande pássaro da respiração, com este processo, é imediatamente forçado para o Sushumna – de todos os bandhas este é o melhor. Sua prática completa faz a emancipação fácil.

4. JALANDHARA
Contraindo o pescoço, leva o queixo para o tórax. Isto é o Jalandhara. Neste Bandha os dezesseis Adharas são fechados. Este grande Mudrá destrói a morte.
Suas vantagens: Praticando este Jalandhara durante seis meses, o homem fica perito, sem a menor dúvida.

5. MULABANDHA
Aperta com o calcanhar esquerdo a região entre o escroto e o ânus, contraindo o reto. Cuidadosamente comprime estão os intestinos para junto do umbigo, contra a espinha e põe o calcanhar direito sobre o órgão da procriação. Este é o Mulabandha, destruidor da decadência.
Suas vantagens: A pessoa que deseja atravessar o Oceano Samsara, deve ir a um lugar isolado, para, secretamente, praticar este Mudra. Com tal prática o Vayu-Prana é indubitavelmente controlado; deve-se praticá-lo em silêncio, sem preguiça, e cuidadosamente.

6. MAHABANDHA
Fecha a abertura anal com o calcanhar do pé esquerdo, comprimindo-a bem cuidadosamente, movimentando os músculos do reto e contraindo os músculos do yoni (ou períneo). Retém a respiração com Jalandhara. Isto é denominado Mahabandha.
Suas vantagens: O Mahabandha é o maior Bandha: destrói a decadência e a morte. Dominando-o, todos os desejos do homem se realizam. 

7. MAHAVEDHA
Assim como a beleza, a mocidade e os encantos de uma mulher são inúteis sem homens, também o são Mulabandha e Mahabandha sem Mahavedha. Senta primeiro em posição Mahabandha, depois retém a respiração com Kumbhaka. Isto é denominado Mahavedha, doador de sucessos para os Yoguins.
Suas vantagens: O Yoguim que diariamente pratica o Mahabandha e o Mulabandha é o melhor de todos os praticantes. Não teme a morte e a decadência jamais se aproxima dele. Este Vedha deverá ser mantido cuidadosamente secreto pelos Yoguins.

8. KHECARI-MUDRA
Corta o freio da língua, mexendo-a depois sem parar; esfrega-a com manteiga fresca, pondo-a para fora, puxando-a com um instrumento de ferro.
Então, tendo sido prolongada a língua, pratica, levando-a para cima e para trás, para tocar o céu da boca, até que consiga atingir as cavidades das narinas. Fecha estas cavidades com a língua, parando a respiração, e fixa o olhar no ponto entre as sobrancelhas. Isto é denominado Khecari.
Suas vantagens: O corpo não poderá ser queimado com fogo, nem ressecado pelo ar, nem molhado com água, nem tampouco mordido por serpentes. Ficará simplesmente lindo. Samadhi será fácilmente alcançado e a língua tocando na raiz da garganta beberá os néctares divinos, de várias naturezas. Com a produção desses néctaxres, dia após dia, o homem esperimentará novas sensações: primeiro sentirá um gosto salgado, depois alcalino, em seguida amargo, adstringente, depois o gosto de manteiga, de “ghee”, de leite, de coalhada, depois soro de leite, de mel, de suco de palmeira e por fim sentirá o gosto do néctar maior.

9. VIPARITAKARANI
O Sol se encontra na raiz do umbigo e a lua na raiz do céu da boca; como o Sol toma o néctar, o homem está sujeito à morte. O processo pelo qual o Sol é levado para cima e a Lua para baixo é denominado Viparitakarani e é um Mudrá sagrado em todos os Tantras. Coloca a cabeça no solo, com as mãos abertas, levanta as pernas, assim permanecendo firme. Isto é denominado o Viparitakarani.
Palavras de Caio Miranda: (O simbolismo do texto busca expressar o fato de que o Prana-Solar flui do plexo-solar para cima do corpo e o Apana (Prana-Lunar) do plexo laríngeo para baixo. O Viparitakarani-Mudrá busca unir os dois Pranas, ou seja, o Há e o Tha).
Suas vantagens: Com a prática constante deste Mudrá, a decadência e a morte são destruídas. O praticante ficará um perito, jamais falecendo em Pralaya. (jamais falecendo por desvitalização somente quando desejado).

10. YONIMUDRÁ
Sentado em Siddhasana, tapa os ouvidos com os polegares, os olhos com os indicadores, as narinas com os depos médios, os lábios superiores com os dedos anelares e os lábios inferiores com os dedos mínimos.(continua)



quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Obras Básicas da Hatha Yoga - GHERANDA-SAMHITA - Primeira Lição



Primeira Parte

Saúdo o Adisvara (primeiro Ser) que ensinou a ciência da Hatha-Yoga, verdadeira escada que conduz às alturas sublimes do Raja-Yoga.

Canda-Kâpali dirigiu-se certa vez à ermida do Sábio Gueranda, e depois de saudá-lo com reverencia e devoção, perguntou:

- Ó Mestre de Yoga! Ó melhor entre os yoguins! Ó Senhor! Gostaria de aprender a yoga física que leva ao conhecimento da verdade.

Gueranda respondeu:
Bem perguntado, ó poderosamente armado! Responder-te-ei, ó filho! O que perguntas-te. Ouve pois com atenção:
Não há maior cativeiro que a ilusão, maior força que a disciplina, maior amiga que a sabedoria, nem inimigo mais terrível que o egoísmo.
Assim como aprendendo o alfabeto é possível, pela prática, conhecer-se todas as ciências realizando metodicamente o treino físico poder-se-á obter a sabedoria.
Os corpos de todos os Seres vivos são consequências dos seus bons ou maus atos, pois estes dão origem ao Karma que leva à reencarnação, num contínuo movimento, como a roda de um moinho.
Assim como a roda do moinho leva água para cima e para baixo, puxada polo boi, enchendo e esvaziando os baldes sem parar, também a alma passa pela vida e pela morte, levada pelos atos do homem.
Como o pote de barro cru é dissolvido pela água do rio, é o corpo destruído pela morte.
Mas se o pote estiver cozido não dissolverá.
Submete o corpo ao fogo da Yoga a fim de purificá-lo e fortificá-lo.
Os sete exercícios que formam esta Yoga do corpo são: purificação, fortalecimento, perseverança, calma, e mais os que levam a clarividência, discernimento e isolamento.
O primeiro, a purificação, é obtido pela prática de seis exercícios. O segundo asana, da força e destreza.
O terceiro, mudrá, dá firmeza.
O quarto, pratiahara, confere a calma. O quinto, pranayama, dá ligeireza. O sexto, dhyana, produz a percepção, e o sétimo, samadhi, confere o isolamento, que é realmente a paz.

Os seis exercícios purificadores

São eles: Dhauti, Vasti, Neti, Lauliki, Trataka e Kapalabhati. Constituem o Sadhana (fase de purificação) e chamam-se os Satkarmas.
Eles eliminam as impurezas do corpo e denominam-se:
Antardhauti (lavagem interna), Dantadhauti (limpeza dos dentes) Hriddhauti (limpeza do coração) e Mulasadhana (limpeza do reto).
Antardhauti: está igualmente dividido em quatro partes. Vatasara (purificação pelo vento), Varisara (purificação pela água), Agnisara (purificação pelo fogo) e Bahiskrata.

Vatasara-dhauti - Contrai a boca como bico de um corvo e toma o ar vagarosamente, enchendo completamente o estômago. Movimenta o ar absorvido e depois força-o a sair pelo ânus.
O Vatasara é um processo secreto que produz a purificação do corpo, destruindo todos os males e aumentando o fogo gástrico.

Varisara-Dhauti - Enche a boca com água até a garganta, bebendo-a lentamente. Movimenta-a depois pelo estômago, expelindo-a pelo reto.
Esse processo deve ser guardado em segredo.
Ele purifica o corpo. Pela prática consegue-se um corpo luminoso e brilhante.
O Varisara é o dhauti mais elevado. Com sua prática o corpo não só se purifica, como também se torna resplandescente.

Agnisara (prurificação pelo fogo) - Aperta o umbigo ou intestinos contra a espinha durante cem vezes. Está é a purificação pelo fogo. Confere- sucesso na prática da Yoga e cura os males do estômago, aumentando o fogo interno.
Este dhauti deve ser guardado em segredo, sem jamais ser revelado a ninguém.
Em seguida, ficando em pé dentro d'agua até o umbigo, põe os intestinos para fora e lave-os com as mãos, até que estejam bem limpos. Lava-os com muito cuidado e depois puxa-os novamente para o abdome.

Nota de Caio Miranda: "Estas duas práticas nos parecem inteiramente irrealizáveis. Guardar o ar ingerido na barriga pelo espaço de hora e meia, é impossível, e muito mais será colocar o reto para fora e lavá-lo com as mãos. Não acreditamos que alguém seja capaz de fazer isso, pelo menos nos dias de hoje, pois a façanha custaria um prolapso doloroso e difícil de ser reduzido."

Este processo deve ser guardado em segredo.
Não é fácil de ser dominado nem pelos deuses. Com este dhauti se consegue um corpo divino.
Enquanto o praticante não tiver força para reter o  ar durante hora e meia, não conseguirá fazer este grande dhauti.

Danta-Dhauti, ou purificação dos dentes - É de cinco maneiras: lavagem dos dentes, da raiz da língua, da boca, dos canais e dos seios frontais.
Danta-Mula-Dhauti - Esfrega os dentes com pó de catechu ou com terra pura até que todas as impurezas sejam removidas.
Esta ta lavagem dos dentes é um grande dhauti e importante processo para os yoguins.
Deverá ser feito diariamente, pela manhã, a fim de conservar os dentes. Na purificação isto é aprovado pelos yoguins.

Jihva-Sadhana ou purificação da língua - Contar-te-ei agora o método da limpesa da língua. O prolongamento da língua destrói a velhice, a morte e as doenças.
Junta os três dedos conhecidos como indicador, médio e anular, põe-nos na garganta, esfregando bem e limpando a raiz da língua, e levando-a mais uma vez, elimina todo o fleuma.
Feito isto, esfrega-o com manteiga repetidas vezes; em seguida, segurando a ponta da língua com um instrumento de ferro, puxa-a bem devagar para fora.
Faz isto diariamente, com diligência, antes de levantar e ao por do sol. Agindo desta maneira a língua ficará longa.

Karma-Dhauti ou limpesa dos ouvidos  –  Limpa bem as cavidades dos ouvidos com o indicador e o anular. Fazendo isto diariamanete, todos os sons místicos poderão ser ouvidos.

Kapala-Randhra-Dhauti  –  Esfrega o polegar da mão direita na depressão da testa, perto da raiz do nariz. Praticando este exercício, males provenientes de desarranjos de humores fleumáticos são curados.
Esses vazos sendo purificados, a clarividência é induzida. Isto deverá ser praticado diariamente após o acordar, após as refeições e a noite.

Hrid-Dhauti ou purificação do coração – Está dividida em três partes: Danda (uma vara), Vamana (vômito), e Vasas (pano).

Danda-Dhauti – Toma uma vara de tanchagem e mete-a lentamente na goela, retirando-a em seguida também lentamente. Com este processo todo o fleuma, bile e outras impurezas são expelidos pela boca. Com este Dhauti toda sorte de doenças do coração é curada.

Vamana-Dhauti – Após a refeição toma água até a garganta, em seguida, olhando por algum tempo para cima, vomita tudo novamente. Com a prática diária desta Yoga, desarranjos do fleuma, e bílis, são curados.

Vaso-dhauti – Engole lentamente um pedaço estrito de pano, de quatro dedos de largura, retirando-o novamente. Este exercício é chamado Vaso-Dhauti.
Isto cura doenças abdominais, febre, melancolia, lepra e outras doenças de pele, bem como desarranjos do fleuma, e de dia em dia o praticante ficará mais sadio, tendo mais vitalidade e ânimo.

Mula-Sadhana ou purificação do reto – O Apanavayu não correrá livremente enquanto o reto não for purificado. Por isto, faz esta purificação com todo o cuidado.
Com uma vara da raiz de Harida ou com o  dedo médio, o reto deverá ser cuidadosamente limpo com água repetidas vezes.
Isto evita constipações e indigestões, aumentando a beleza e vigor do corpo, acendendo a esfera do fogo.

Segunda parte

Os Vastis descritos são de duas espécies:  Jala-Vasti é praticado em água e Vasti seca em terra.
Jala-Vasti – Entrando n’água até o umbigo e ficando na posição denominada Utkatasana, contrai e dilata o músculo anular do ânus. Isto é denominado Jala-Vasti.
Cura Prameba (desarranjos da bexiga), Udavarta (desarranjos da respiração). O corpo, ficará livre de todas as doenças, tornando-se formoso como o de um deus.

Dithala-Vasti – Ficando na pose chamada Pascimottana, move os intestinos lentamente para baisxo contraindo e dilatando o músculo anular do ânus com Asvini-Mudrá.
Praticando este exercício, nunca se ficará constipado, sendo que o fogo gástrico será aumentado, curando flatulências.

Terceira parte

Neti – Pega uma linha fina, medindo 33 centímetros, enfia-a nas narinas e tira-a pela boca. Isto é denominado Neti-Kriya.
Praticando o Neti-Kriya, obtém-se o Khecari-Siddhi. Destrói  desarranjos no fleuma, produzindo clarividência ou vista clara.

Quarta parte

Lauliki-Yoga – Movimenta o estômago e intestinos de uma lado para o outro com bastante força. Este exercício é chamado Lauliki-Yoga. Destrói todos os males e aumenta o fogo do corpo.

Quinta parte

Olha fixamente sem piscar para um objeto pequeno, até que as lágrimas comecem a correr. Isto é denominado. Trataka pelos sábios. Praticando esta Yoga,  Sambhavi-Mudrá é obtido. Certamente todos os males da vista são destruídos e clarividência é produzida.

Sexta  parte

Kapalabhati  –  O Kapalabhati é dividido em três partes: Vamakrama , Vyut-krama e Sit-Krama. Destroem desarranjos do fleuma.

Vama-Krama – Inspira o ar pela narina esquerda expelindo-o pela direita, inspirando-o novamente pela direita e espelindo-o pela esquerda.
Esta inspiração e expiração devem ser feitas sem forçar. Este exercício destrói desarranjos do fleuma.

Vyut-Krama – Põe a água pelas narinas expelindo-a pela boca lentamente. Isto é denominado Vyut-Krama, que destrói desarranjos do fleuma.

Sit-Krama – Toma água pela boca e expele-a pelas narinas. Dominando este exercício fica-se como um deus do amor.
Velhice e senectude nunca te desfigurarão. O corpo ficará são, elástico, e distúrbios provenientes do fleuma desaparecerão.