terça-feira, 5 de junho de 2012

Pranayama


Respirações da Hata Yoga (completas)

As práticas do Pranayama ou simplesmente respirações podem ser feitas além destas posições sujeridas na imagem, simplesmente sentado em uma cadeira confortável.


Prana-Kriyâ
Simples respiração completa feita lenta e conscientemente.
Em posição sentada, pode ser uma destas: padmâsana, maha-bandha, samanasana, svastikâsana, siddhâsana.  Este exercício é simplesmente para perceber a dinâmica harmônica e suave da respiração. 
Olhos fechados, pensamento no diafrágma e no movimento abdominal.
Comporta pûraka, kumbhaka, rechaka e suniaka (inspiração, retenção, expiração, retenção na expiração). Imaginar o prâna entrando no túbo respiratório e em retenção (kumbhaka) imaginar o prâna penetrando as víceras até a estremidades do corpo vindo através do centro do plexo solar ou dan-dien.
Em rechaca (expiração) retirar impurezas do organismo de cor cinza ou negra pela boca ou extremidades. Em suniyaka acalma o sistema nervoso (não exagerar em suniyaka para não haver distonia cardíaca)
Prática por completa por 3 min.


Uddîyâna-Bandha
Dinâmico combinado com respiração completa. Compreção dos órgãos abdominais e do plexo-solar. A respiração acompanha o movimento de compressão e distenção do abdome.
Deve ser feito após 2 ou 3 semanas de prática do prana-kriyâ.  Em purâka (inspirar) distende-se os músculos abdominais e as víceras.
Em rechaka (expirar) compríme-se o abdomem que por sua vez comprime os órgão abdominais e a base do pulmão.


Jâlandhara-Bandha
Dinâmico combinado com respiração completa. É a compressão e distenção das tireóides e do plexo laríngeo, mediante o lançamento da cabeça para frente e para trás.
Na inspiração (puraka) lança-se a cabeça para tráz e na expiração (rechaca) lança-se a cabeça pendendo-a para frente encostando o queixo no peito.
Tanto uma posição quanto a outra faz-se uma leve parada.
Pratica-se após uddîyâna-bandha depois de 3 a 4 semanas.


Uddîyâna-Bandha combinado com Jâlandhara-Bandha
Dinâmico combinado com respiração completa.
    A) Inspiração lenta, com lançamento do abdome para a frente e da cabeça para trás (puraka), distenção das tireóides e dos órgãos abdominais; Retenção, permanecendo na envergadura máxima da distenção abdominal e laríngea (kumbhaka). Duração individual e progressiva;
    B) Expiração, com recolhimento lento e vigoroso do abdome e tombamento vagaroso da cabeça sôbre o peito (rechaka), compressão das tireóides e dos órgãos abdominais, fazer udiana bandha, ou seja puxar abdomem para dentro e para cima; Suspenção da respiração com pulmões vazios e compressão máxima do abdome e das tireóides (sunyaka).
    Praticar 3 a 4 semanas após anteriores.


Vâma-Krama
Realiza a limpeza completa e purificação do sistema nervoso e equilibra as cargas energéticas do vago e do simpático.
Absorve-se o ar por uma das narinas conservando a outra fechada.
Uma vez cheio os pulmões faz-se uma pequena retenção (kumbaka) enquanto lentamente se muda o dedo de posição indo fechar a narina pela qual  se inspirou.
A seguir realiza-se a inspiração (puraka) pela narina livre. Depois do esvaziamento dos pulmões inspira-se pela narina que se expirou e assim sucessivamente.
Mentaliza-se o Prâna fazendo o trabalho através da ventilação junto a imagem da tragetória pelos nadis (minúsculos canais energéticos que atravessam o corpo por completo semelhantes aos canais da Acumpultura). 3  a 5 min.
Começa-se pela narina exquerda e com os ólhos fechados como deve ser toda a série de Kriyâ-dhauti.


Kapâlabhâti
“Crânio brilhante” - enquanto a inspiração (puraka) é lenta e suave, a expiração (rechaka) é enérgica e rápida.
Este dhauti exige uma mentalização própria. Ao inspirar (puraka) imagina-se que está se absorvendo o prâna em profusão.
Na retenção (kumbhaka) de pequena duração, reúne-se energias para conduzir o prâna ao cérebro, o que é feito na "expiração rápida" (rechaka, ´expiração pelas narinas`), imaginando que depois de limpar o cérebro, o prâna sai pela testa para fora do corpo, levando as impurezas cerebrais.
4 a 5 vezes de prática.      

Mudando o estado de espírito com ásanas.

ASANAS ANTI FADIGA - TONIFICANTES

Muitos asanas devem ser feitos com cuidado, então a presença de um profissional, professor de Yoga ou um praticante experiente é valioso porém a prática verdadeira religare é individual assim como o desenvolvimento pleno é individual (samadhi). Os asanas auxiliam a busca do conhecimento da verdade.
A presença de um Guru seria fundamental e dispararia a espiritualidade do discípulo, porém os Gurus não podem ser facilmente localizados no bazar exotérico da esquina.
As pessoas em sua grande maioria que se dedicam a prática do Yoga estão propensos a uma busca interior em direção a "unidade", esta unidade se traduz por Deus ou o retorno para um lugar de paz e harmonia com o eterno ou com os seres amados. Sabendo que a trajetória para o despertar é um caminho inevitável para a alma, pois ela se desloca em nascimentos e mortes com o fim de despertar definitivamente.
Mas posso estar enganado e sua pratica de Yoga é apenas para manter a forma física, e no final de semana vai aquela cervejinha e um churrasquinho, porém não abandona a sua prática, após o trabalho ou antes.
Isto também é legal e veja aonde vai parar, perceba o resultado disto e mude se quiser.

A vida não define nenhuma lógica porém as ações do momento são as vigas do futuro.

Pessoas portadoras de lordose, escoliose ou quaisquer lesões nas vértebras não devem praticar, assim como portadores de problemas cardíacos e circulatórios. Você pode praticar de pés descalços roupas confortáveis ou mesmo apenas de cuecas. Mas principalmente sem calçados.

Você inicia a prática através da consciência atenta na respiração e sua profundidade, assim você reduz seu metabolismo cardíaco e se concentra no fluxo respiratório, perceba a vida; quando o ar entra nos pulmões e vai se espalhando por ele indo ao encontro da base rente ao diafragma, inflando sua barriga. Os asanas são praticados com vigor, retidão, suavidade e atenção, sempre com a ideia de centralização nas ações do corpo e na qualidade do movimento. Coluna sempre reta, atenção na respiração "profunda". Sem alimentação por no mínimo de 2 h, seu estomago deve estar vazio.
Faça os asanas numa superfície "não muito macia", seus ossos ficarão fortes se tiverem o contato correto com superfícies duras. O Hatha Yoga é de origem guerreira transmitido para casta dos Kshátrias da antiga Índia. O sistema é fundamental em diversas escolas de artes marciais e culturas guerreiras do Oriente, e é o que antecede a prática nas aulas tradicionais de Tae Kwon Do.

Halasana
Também conhecida por posição do Arado. Posição que deriva do Sarvangasana.  Fantástica estimulação para a coluna cervical vindo a distender suavemente as vértebras produzindo estimulação salutar dos discos e ligamentos. Distensão dos músculos e glândulas posteriores do tronco ao mesmo tempo que comprime os órgãos abdominais. Influencia consideravelmente a região genital, tireoide.
Posição recomendada para manter o corpo em boa forma, ativo e luminoso. Fígado, vesícula biliar, rins, baço, pâncreas são beneficiados sendo tal asana utilizado para regulação dos ciclos menstruais e combate a diabetes.
Deite-se no chão de costas para o chão, as pernas esticadas, mantenha as mão paralelas nas laterais do corpo, mantenha suas pernas no chão, respirando: inspira profundamente...expira profundamente.
No momento da espiração eleve as pernas retas do chão (não dobre os joelhos), pode parar no alto,
mantenha a respiração e num só movimento leve as pernas atrás da cabeça e tente tocar o chão, com as mãos no solo (movimento retilíneo pelo centro da coluna). O queixo toca o peito e comprimindo-o.
Esta posição não pode ser praticada por quem sofre de hérnia de disco. Os diabéticos devem praticar todos os dias e os hipertensos. Concilia o sono e reduz dores de cabeça.  
Repita 3x. Fique na posição por 20 seg. respirando normalmente.    

Dhanurasana
Estimulação generalizada.
Deite-se com o rosto virado para o chão  (movimento retilíneo pelo centro da coluna).
Dobre os joelhos e pegue, com pouco esforço suas pernas na altura das canelas (1).
Respire, e numa inspiração eleve sua cabeça segurando vigorosamente (vigor sem rigidez) suas pernas
sinta-se como um bambu envergado mantendo somente a cintura no chão.
Repita 3 x. Fique na posição por 20 seg. respirando normalmente.  

Utthita Parsvakonasana
Tonifica tornozelos, joelhos e coxas e corrige seus defeitos desenvolve o tórax e reduz a gordura em volta da cintura e quadris, alivia dores ciáticas e artríticas. Intensifica a atividade peristáltica e ajuda na evacuação.

Virabhadrasana
Expande o tórax favorecendo uma respiração profunda, alivia o enrijecimento dos ombros e costas, tonifica tornozelos e joelhos e cura o enrijecimento do pescoço, reduz a gordura em torno dos quadris.

Parshvottásana
Faça uma respiração completa antes.
Em pé com as pernas juntas, as mãos para trás das costas em pronan mudrá (postura de prece). De um passo a frente deixando as duas pernas abertas em diagonal, fique de frente para a perna direita. Inspire e incline-se para a frente mantendo aposição com pulmões vazios por 8 seg. retorne inspirando até encher os pulmões e estar arqueado para trás mantendo aposição também de pulmões cheios por 8 seg.. Execute a posição três vezes. Ao final puxe a perna direita para a posição com as pernas juntas e desta vez de um passo a frente com a perna esquerda e execute o movimento novamente como descrito acima. A respiração é fundamental nas práticas dos asanas se sentir uma tontura, isto é normal, execute o movimento de forma concentrada, atento e lentamente.
Elimina a rigidez dos pulsos, corrige ombros arredondados e caídos, tonifica os órgãos abdominais e estimula a respiração profunda. Além de todas as qualidades dos ásanas acima citados.
As 3 posições de pé supra citadas devem ser praticadas por principiantes e ajudam a reduzir o peso do corpo atuando especialmente nos quadris.

Uttanasana
Cura dores de estômago, tonifica o fígado, pancreas e os rins. Alivia cólicas pré-menstruais. Rejuvenescem os nervos da coluna e o batimento cardíaco é retardado. Toda a depreção é removida, tira a excitação pois acalma o cérebro. Antecede o Sirshasana.

Chakrásana
Arco - alonga em posição anterolombar o tórax as pernas e harmoniza a maioria dos chakras.

Matsyásana
Peixe

Matsyendrásana
Pose de torção completa da coluna. Sente-se no chão, coloque a perna direita dobrada com o calcanhar o mais próximo possível do quadril esquerdo e a perna esquerda dobrada passando por cima da coxa direita e com a sola do pé no chão. Gire a parte superior do tronco para a esquerda, com o queixo na mesma linha do ombro. O praticante deve manter a torção máxima enquanto resistir de pulmões vazios e respiração contida,   só a desfazendo quando precisar inspirar, o que fará simultaneamente. A postura deve ser feita para os dois lados, sempre em primeiro lugar para o lado esquerdo. Este asana atua de maneira notável nos discos intervertebrais, "bicos-de-papagaio" e outros males da coluna. Para os portadores de enfermidades sérias, o asana só deve ser praticado a conselho médico. Jamais force demasiadamente a coluna na torção. Aguarde que a prática constante do movimento possibilite naturalmente a flexibilidade da coluna.

Mayurásana
A posição do pavão real. Ajoelhado apoie as mãos no chão com os dedos voltados para trás. Impulsione o corpo mantendo os dois cotovelos empurrando a parte baixa da barriga em direção a coluna, neste momento você deve manter e resistir a essa pressão enquanto suspende as pernas em posição horizontal, concentre no ajna chakra fique na posição apoiado apenas pelas mãos em posição de "T". Estimula os intestinos, pâncreas, previne e pode ajudar no tratamento da diabetes. A postura aumenta a energia agni que digere o alimento com maior rapidez, além de fornecer energia extra para o sexo.  Esta postura não deve ser praticada por hipertensos ou pessoas com problemas cardíacos.

Viparita-karani - foice

Sarvangásana
A postura da vela.
Deitado com as costas no chão com as mãos paralelas as laterais do corpo com as palmas viradas para baixo, pernas no chão, respirando: inspira profundamente...expira profundamente.
No momento da espiração eleve as pernas retas do chão sem dobrar os joelhos, e, num só movimento, suspenda o quadril do solo vindo a colocar as mãos nas costas apoiado no chão pelos cotovelos, mãos na parte posterior das costas formando um angulo de 90 graus com a cabeça.
A glândula tireoide é beneficiada através de sua compressão e irrigação juntamente com a paratireoide que é intensamente trabalhada conferindo ao praticante notáveis benefícios, como controle emocional, força orgânica, segurança, poder mental. Possibilita que as toxinas acumuladas nos tecidos, vasos sanguíneos e órgãos sejam rapidamente eliminados. O asana combate a dispepsia, a digestão laboriosa, a queda do estômago, o deslocamento dos rins, as varizes, hérnias incipientes, a deficiência sexual, prisão de ventre, inércia intestinal e hepática, enxaquecas, anomalias de visão, inapetência. É um dos asanas mais indicados para neuroses e distúrbios emocionais. O indivíduo com a prática deste asana se torna muito mais atento e pouco influenciado por variações temperamentais causados por sexualidade compulsiva. Como todas as posturas invertidas o Sarvangasana melhora a circulação venosa.
Pessoas com distúrbios cardíacos, hipertensas e com insuficiência pulmonar deverão ser autorizadas por um médico para efetuarem a prática.
O Sarvangássana também cura hemorróidas, e combate todas as inflamações da região pélvica e abdominal. As mulheres tem efeitos benéficos com a prática pois o asana regula secreções vaginais e combinado com Mula-Bandha, o tubo vaginal é tonificado, fazendo-o estreitar-se, melhorando sua elasticidade.    
Porém a hipófise e a pineal são as glândulas que recebem maior irrigação sanguínea intensa confluindo para um considerável aumento dos benefícios físicos, psíquicos, espirituais indescritíveis.


Ujjáyi

ASANA SEDANTE - RELAXANTE

Shavássana
Com respiração completa (superior, torácica e abdominal)  - melhora o estado do indivíduo que se encontra em anemia, angina do peito, colite, doenças do coração, hipertensão temporal, doenças psicossomáticas.
Em geral. 20 min. Diários.