Obras Básicas da Hatha Yoga GHERANDA-SAMHITA - Segunda Lição e Terceira Lição

GHERANDA-SAMHITA

Segunda Lição

Os Asanas ou posições

Gheranda disse:
Existem oitenta e quatro centenas de milhares de Asanas descritos por Shiva. As posições são tantas em número quantos são os Seres vivos neste universo. Entre estes, oitenta e quatro podem ser considerados como os principais, sendo que trinta e dois são os mais úteis para a humanidade.

As diversas espécies de posições:

Os trinta e dois asanas que levam à perfeição neste mundo, são os seguintes:

1) Siddha - posição perfeita                                                  
2) Padma - posição do loto
3) Bhadra - posição feliz
4) Mukta - posição livre
5) Vajra - posição do diamante
6) Svastika - posição da prosperidade
7) Simha - posição do leão
8) Gomukha - posição boca da vaca
9) Vira - posição heróica
10) Dhanus - posição do arco
11) Mirta - posição cadáver
12) Gupta - posição escondida
13) Matsya - posição do peixe
14) Matsyendra - posição yogui Matsyendra
15) Goraksa - posição do joelho
16) Pascimottana - posição posição da distensão posterior
17) Utkata - posição arriscada
18) Samkata - posição perigosa
19) Mayura - posição do pavão
20) Kukkta - posição do galo
21) Kurma - posição da tartaruga
22) Uttana-Kurmaka - posição erguida da tartaruga
23) Uttana-Manduka - posição esguida do sapo
24) Vriksa - posição da árvore
25) Manduka - posição do sapo
26) Garuda - posição da águia
27) Virsa - posição do touro
28) Salabha - posição da lagosta
29) Makara - posição do delfim
30) Ustra - posição do camelo
31) Bhujanga - posição da cobra
32) Yoga - posição da união perfeita

1 - O SIDDHASANA
O praticante que conseguir dominar suas paixões, colocando um calcanhar no ânus, deverá deixar o outro na raiz do órgão genital.
Em seguida deverá apoiar seu queixo no peito e mantendo-se sereno e erecto, fixar o olhar no ponto entre as duas sobrancelhas. Este exercício é denominado Siddhasana, que leva à libertação.

2 - O PADMASANA
Coloca o pé direito sobre a coxa esquerda e igualmente o esquerdo sobre a coxa direita, cruzando as mãos atrás nas costas e segurando firmemente os dedos grandes dos pés também cruzados. Coloca o queixo no peito, fixando o olhar na ponta do nariz. Esta posição é denominada Padmasana (a posição do loto). Destrói todas as doenças.

3 - O BHADRASANA
Coloca os calcanhares atravessados debaixo dos testículos; cruza as mãos atrás das costas e segura os dedos dos pés. Fixa o olhar na ponta do nariz, tendo antes adotado o Mudrá chamado Jalandhara. esta é a posição Bhadrasana (ou posição feliz), que elimina todas as doenças.

4 - O MUKTASANA
Coloca o calcanhar esquerdo na raiz do órgão genital e o direito acima do mesmo, mantendo a cabeça e o pescoço erectos com o corpo. Isto é denominado Muktasana. Dá Siddhi (poder psíquico).

5 - O VAJRASANA
Contrai os músculos das coxas como vajra (bastão) e coloca as pernas dos dois lados do anus. Isto é chamado Vajrasana. Dá forças físicas ao Yoguin.

6 - O SVASTIKASANA
Juntando as pernas e coxas e colocando os pés entre as mesmas, mantendo o corpo numa posição relaxada e sentado erecto, é formada a posição denominada Svastikasana.

7 - O SIMHASANA
Os dois calcanhares devem ser colocados invertidos embaixo do escroto, virados para cima, os joelhos no solo, as mãos colocadas nos joelhos, a boca aberta, praticando o Jalhandhara-bandha, fixa o olhar na ponta do nariz. esta é a posição do leão, eliminadora de todas as doenças.

8 - O GOMUKHASANA
Os dois pés no solo, calcanhares em posição invertida embaixo das nádegas, corpo firme, boca para cima, sentado em posição simétrica. Posição denominada Gomukhasana, semelhante a boca de uma vaca.

9 - O VIRASANA
Uma coxa colocada sobre a outra coxa, eo outro pé virado para trás. Posição chamada Virasana, "posição do herói".

10 - O DHANURASANA
Esticando as pernas no solo como uma vara, segurando os pés com as mãos, ficando numa posição de arco, faz-se o Dhanurasana.

11 - O MIRTASANA
Deitado no chão como um cadáver, faz-se o Mirtasana. Esta posição combate a fadiga e acalma a mente agitada.

12 - O GUPTASANA
Coloca os dois pés entre os joelhos e coxas, pondo o anus sobre os pés. osição conhecida como o Guptasana.

13 - O MATSYASANA
Fica na posição do Padmasana sem cruzar os braços; deita de costas, segurando a cabeça com os dois cotovelos. Posição denominada Matsyasana (posição do peixe), que destrói as doenças.

14 - O MATSYENDRASANA
Relaxando a região abdominal como as costas, curvando a perna esquerda, coloca-a sobre a coxa direita; em seguida põe sobre a mesma o cotovelo da mão direita, e a face na palma da mão direita, fixando o olhar entre as sobrancelhas. Posição denominada Matsyendra.

15 - O GORAKSASANA
Entre os dois joelhos e as coxas, os dois pés virados para cima e colocados de maneira a não serem vistos, os calcanhares cuidadosamente cobertos com as duas mãos esticadas; contrai o pescoço, fixando o olhar na ponta do nariz. posição denominada Goraksana; dá sucesso aos Yoguins.

16 - O PASCHIMITTASANA
Estica as pernas, rígidas como uma vara, coloca a testa nos joelhos e segura os dedos dos pés com as mãos. Isto é Paschimottasana.

17 - O UTKATASANA
Deixa os dedos dos pés tocarem o solo, os calcanhares levantados no ar e fica com o anus sobre os calcanhares. Posição denominada Utkatasana.

18 – O SAMKATASANA
Colocando o pé e a perna esquerda no chão, envolve o pé esquerdo com a perna direita, pondo as duas mãos nos joelhos. Posição denominada Samkatasana.

19 – O MAYURASANA
Coloca as palmas das mãos no solo, põe a região umbilical nos dois cotovelos, apóia-te nas mãos, as pernas em Padmasana levantadas no ar. Esta posição é denominada Mayurasana, a posição do pavão. Destrói todos os efeitos da alimentação nociva à saúde, produzindo calor no estômago, destruindo os efeitos de venenos mortais, e facilmente curando malestares como a indigestão e a febre.

20 – O KUKUTASANA
Sentado no chão, cruza as pernas em Padmasana, coloca as mãos entre as coxas e os joelhos, apóia-te sobre elas e agüenta o corpo sobre os cotovelos. Posição do galo.

21 – O KURMASANA
Coloca os calcanhares em posição invertida sob o escroto e curva-te para a frente, com a cabeça relaxada e também pescoço e corpo. Posição da trataruga.

22 – O UTTANAKURMAKASANA
Fica na posição do galo, segura o pescoço com as mãos e fica de pé, esticado como uma tartaruga. Esta é a posição denominada Uttanakurmakasana.

23 – O UTTANAMANDUKASANA
 Fica na postura do sapo, segura a cabeça com os cotovelos, e levanta-te como um  sapo. Isto é denominado o Uttanamandukasana.

24 – O VRIKASANA
Fica erecto em um pé só, curvando a outra perna e colocando o pé oposto na coxa vertical. Esta é a posição da árvore.

25 – O MANDUKASANA
Leva os pés para as costas, os dedos dos pés tocando uns nos outros, os joelhos para frente. Isto é a posição do sapo.

26 – O GARUDASANA
Coloca as pernas e coxas no chão, comprimindo-as, e firmando o corpo com os joelhos, põe as duas mãos nos joelhos. Posição denominada Garuda ou da águia.

27 – VIRSASANA
Fica com o anus no calcanhar direito, colocando a perna esquerda cruzada ao contrário, no calcanhar esquerdo. Posição denominado touro.

28 – O SALABHASANA
Deita no chão com a face para baixo, as duas mãos colocadas no peito, tocando o chão com as palmas e levantando as pernas no ar; posição da lagosta.

29 – O MAKARASANA
Deita no chão com a face para baixo, tocando o solo, pernas esticadas e a cabeça segura com as duas mãos. Posição denominada Makarasana. Aumenta o calor do corpo.

30 - O USTRASANA
Deita no chão, face para baixo, levanta as pernas pondo-as em direção das costas, pega as pernas com as mãos contraindo bem a boca do estômago. Posição do camelo.

31 – O BHUJANGASANA
Deixa o corpo, do umbigo para os pés, tocar o chão, palmas para baixo e levanta a cabeça como uma cobra. Sempre aumenta o calor do corpo, destrói todos os males, e, com a prática deste exercício, a deusa-serpente Kundalini acorda.

32 – O YOGASANA

Vira os pés para cima, pondo-os sobre os joelhos: em seguida põem as mãos, palmas para cima, no chão. Inspira, fixando o olhar na ponta do nariz. Esta é a posição assumida pelos Yoguins quando praticando o Yoga.




TERCEIRA LIÇÃO

Gueranda disse:

Existem vinte e cinco Mudrás, prática que leva os Yoguins ao sucesso. São eles:

1) Maha-Mudra
2) Nabho-Mudra
3) Uddiyana
4) Jalandhara
5) Mulabandha
6) Mahabandha
7) Mahavedha
8) Khecari
9) Viparitakarani
10) Yoni
11) Vajroli
12) Sakticalani
13) Tadagi
14) Manduki
15) Sambhavi
16) Pancadharana (cinco daranas):
a - Parthivi
b - Ambhasi
c - Agneyi
d - Vayavi
e - Akasi
21) Asvini
22) Pasini
23) Kaki
24) Matangi
25) Bhujangini

Há aqui uma grande mescla de bandhas e mudras. Todavia, os mais expressivos Mudras do Yoga, o Jnani e o Pronam, não vem mencionado.
Vantagens provenientes da prática do Mudras.
Mahesvara, dirigindo-se à sua mulher, mencionou as vantagens dos Mudras com as seguintes palavras: "Ó Devi! Disse-te todos os Mudrás, seu conhecimento leva ao Adepitado. Deverão ser guardados secretos com muito cuidado e não devem ser ensinados para qualquer um. Dão felicidade aos yoguins, não sendo fácil domina-los nem para os "Marut" (deuses do ar).

1) Maha Mudra

Comprimindo bem o ânus com o calcanhar esquerdo, estica a perna direita, segurando os dedos do pé com as mãos e contrai a garganta, fixando o olhar entre as sobrancelhas. Os sábios denominam esta posição "Maha Mudra".
Embora o autor não o declare, é óbvio que o movimento deve ser repetido sobre a outra perna.
Atualmente se chegou à conclusão de que toda posição de compressão, torção ou tombamento sobre o abdome, deve ser feita com os pulmões vazios, isto é, Suniaka. Em qualquer hipótese, portanto, esse mudra deve ser um suniakasana. Não confundir jamais compressão com contração. Uma aluna de São Paulo, fazendo esse Mudra de pulmões cheios, fraturou o colo do femur.
Suas vantagens: Cura a tuberculose, estorvo dos intestinos, dilatação do baço, indigestão e febre, De fato cura todos os males.


2) Nabho Mudra

Qualquer que seja o trabalho do Yoguin, onde quer que se encontre, conserve sempre ele sua língua virada para cima, de encontro ao céu da boca, retendo a respiração . Isto é chamado o Nabho-mudra. Cura os males dos yoguins.
Essa compressão da hipófise denomina-se "Jiva-Bandha" e é impossível faze-la indefinidamente.


3) Uddiyana Bandha

Contrai os intestinos uniformemente acima e abaixo do umbigo, de encontro às costas, de maneira que as visceras toquem as costas. Aquele que praticar este Uddiyana sem cessar, conquistará a morte. O grande pássaro da respiração, com este processo, é imediatamente forçado para o Sushumna e ali voa livremente. Suas vantagens - de todos os Bandhas este é o melhor. Sua prática completa faz a emancipação fácil.


4) Jalandhara

Contraindo o pescoço, leva o queixo para o tórax. Isto é o Jalandhara. Neste Bandha os dezesseis Adharas são fechados. Este grande Mudra destrói a morte. Suas vantagens: Praticando este Jalandhara durante seis meses, o homem fica um perito, sem a menor dúvida.


5) Mulabandha

Aperta com o calcanhar esquerdo a região entre o escrotro e o ânus, contraindo o reto. Cuidadosamente comprime então os intestinos para junto do umbigo, contra a espinha e põe o calcanhar direito sobre o órgão da procriação. Este é o Mulabandha, destruidor da decadência.
O Atual Mula-Bandha consta tão-somente da contração dos esfincteres inferiores, em qualquer asana.
Suas vantagens: A pessoa que deseja atravessar o Oceano Samsara, deve ir a um lugar isolado, para, secretamente, praticar este Mudra. Com tal prática o Vayu-Prana é indubitavelmente controlado; deve-se praticá-lo em silêncio, sem preguiça, e cuidadosamente.
Vemos no título, a manobra ser chamada "bandha", e já no texto sobre as vantagens sert denominado "mudra".


6) Mahabandha

Fecha a abertura anal com o calcanhar do pé esquerdo, comprimindo-a bem, cuidadosamente, movimentando os músculos do reto e contraindo os músculos do yoni (ou períneo). Retém a respiração com Jalandhara. Isto é denominado Mahabandha.
Suas vantagens: O Mahabandha é o maior Bandha; destrói a decadência e a morte, dominando-o, todos os desejos do homem se realizam.


7) Mahavedha

Assim como a beleza, a mocidade e os encantos de uma mulher são inúteis sem homens, também o são Mulabandha e Mahabandha sem Mahavedha. Senta primeiro em posição Mahabandha, depois retém a respiração com Kumbhaka. Isto é denominado Mahavedha, doador de sucessos para os Yoguins.
Mahavedha consiste, na realidade, em percutir o reto sobre um dos calcanhares, depois de feito o Mahabandha asana e o Mulabandha (contração dos esfincteres inferiores).
Suas vantagens: O Yoguin que diariamente pratica o Mahabandha e o Mulabandha é o melhor de todos os praticantes. Não teme a morte e a decadência jamais se aproxima dele. Este Vedha deverá ser mantido cuidadosamente secreto pelos Yoguins.


8) Khecari Mudra

Corta o freio da língua, mexendo-a depois sem parar; esfrega-a com manteiga fresca, pondo-a para fora, puxando-a com um instrumento de ferro.
Então, tendo sido prolongada a língua, pratica, levando-a para cima e para trás, para tocar o céu da boca, até que consiga atingir as cavidades das narinas. Fecha estas cavidades com a língua, parando a respiração, e fixa o olhar no ponto entre as sobrancellhas. Isto é denominado Khecari.
Suas vantagens: O corpo não poderá ser queimado pelo fogo, nem ressecado pelo ar, nem molhado com água, nem tampouco mordido por serpentes. Ficará simplesmente lindo. Samadhi será fácilmente alcançado e a língua tocando na raíz da garganta beberá os néctares divinos, de várias naturezas. Com a produção desses néctares, dia após dia, o homem esperimentará novas sensações: primeiro sentirá um gosto salgado, depois alcalino, em seguida amargo, adstringente, depois o gosto de manteiga, de "ghee", de leite, de coalhada, depois soro de leite, de mel, de suco de palmeira e por fim sentirá o gosto de néctar maior.


9) Viparitakarani

O sol se encontra na raiz do umbigo e a lua na raiz do céu da boca; como o sol toma o néctar, o homem está sujeito à morte. O processo pelo qual o sol é levado para cima e a lua para baixo é denominado Viparitakarani e é um Mudra sagrado em todos os Tantras.  Coloca a cabeça no solo, com as mãos permanecendo firme. Isto é deniminado o Viparitakarani.
O simbolismo dos texto busca expressar o fato de que o Prana-Solar flui do plexo-solar para cima do corpo e o Apana (Prana-Lunar) do plexo laríngeo para baixo. O Viparitakarani-Mudra busca unir os dois Pranas, ou seja, Ha e o Tha.
Suas vantagens: Com a p´ratica constante destes Mudra, a decadência e a morte são destruídas. O praticante ficará em perito, jamais falecendo em Pralaya.
O autor quer aqui dizer que o praticante não morrerá por morte natural ou desvitalização, só morrendo quando desejar.


10) Yonimudrá

Sentado em Siddhasana, tapa os ouvidos com os polegares, os olhos com os indicadores, as narinas com os dedos médios, os lábios superiores com os dedos anelares e os lábios inferiores com os dedos anelares e os lábios inferiores com os dedos mínimos. Póe para dentro os Prana-Vayu; contemplando os seis chakras na sua ordem, deixa o sábio acordar a deusa serpente Kundalini, repetindo o Mantra Hum e Hansa. Levantando o Shakti com o Jiva, coloca-o no loto das mil pétalas. Estando cheio de Sakti e unindo com o grande Shiva, medita sobre a união de Shiva e Sakti neste mundo. Sendo de todo bem-aventurado, compreende que ele é Brahman. Este Yoni-mudra é um grande segredo, difícil de ser obtido mesmo para os grandes Devas. Uma vez obtendo a perfeição com esta prática, indubitavelmente entra o Yoguim em Samadhi.
A palavra Sakti segnifica a "força da Kundalini".
Suas vantagens: Praticando este mudrá, jameis se será manchado com o pecado de matar um Brahmana, matando um feto, bebendo licor, ou manchando a cama do mesmtre. Todos os pecados são completamente destruídos com a prática deste Mudra. Pratica-o, se almejas a libertação.


11) Vajroli Mudra

Coloca as duas palmas no chão, levanta as pernas no ar, a cabeça tocando o solo. Isto acorda o Sakti, provoca uma vida longa e é denominado Vajroli pelos sábios.
A descrição é um tanto simplista, não permitindo saber-se de que posição se trata. Evidentemente é um Asana e nãi um Mudra. No "Pradipika" Vajroli é coisa completamente diferente.
Suas vantagens: Esta é a prática mais elevada da Yoga. Leva à libertação e dá perfeição aos Yoguins. Em vistude desta Yoga o Bindu-Siddhi é alcançado. Apesar de mergulhado em prazeres, se praticar este Mudra, alcançará indubitavelmente todas as perfeições.
O termo "Bindu-Siddhi" significa "poder psíquico" obtido pela transformação da força genésica em energia espiritual. O termo Bindu significa "esperma".


12) Sakticalana

A grande deusa Kundalini, a energia do Ser, Atman-Sakt, dorme no Muladhara. Tem a forma de uma serpente, estando enrolada três vezes e meia.
O simbolismo plástico das três voltas e meia de Kundalini no linga do chakra-raiz se relaciona com as 3 1/2 rondas do nosso planeta.
Enquanto estiver adormecido no corpo, o "Jiva" será um mero animal, e a sabedoria verdadeira não surgirá, mesmo se praticar des milhões de Yogas.
Jiva é o Ser-Real do homem. Melhor se diaria Jivatman.
A palavra sanscrita Kundalini (masculina) significa "enroscado" e pronuncia-se kundalini. A serpente, símbolo plástico da energia genésica, é Kundalini (feminina) e pronuncia-se Kundalini. Jamais se deve confundir uma coisa com outra.
Assim como a porta é aberta por intermédio de uma chave, o acordar da Kundalini, pela Hatha-Yoga, faz abrir a porta de Brahman. Enrolando o dorso com um pedaço de pano, sentado num aposento secreto e isolado, pratica o Sakti-kalana. O pano deve ser um cúbito de comprimento e três de largura, macio e de fino tecido.
Passa cenzas no corpo, senta em Siddhasana, respirando o Prana-Vayu com as narinas. Energéticamente junta-o com Apana. Contrai o reto vagarosamente pelo Asvini-Mudra, até que o Vayu entre no Sushumna, e manifeste sua presença. Retendo a respiração por Kumbhaka, a serpente Kundalini, sentindo-se sufocar, acorda e sobe para o Brahmarandhra.
Bramarandhra e Sahasrara são sinônimos.
Sem o Skticalana, o Yoni-Mudra não é completo nem perfeito; primeiro o Calana deverá ser praticado, em seguida o Yoni-Mudra. Ó Canda-Kapali! Assim te ensinei o Sakticalana. Conserva-o com cuidado e pratica-o diáriamente.  
Este Sakticalana é prática mais mental do que física, pois trata de unir o Ha com o Tha, mediante um esforço de vontade, no qual o Mula-Bandha, contração do ânus e outros esfíncteres, desempenha papel importante.
Suas vantagens: Este Mudra deverá ser guardado cuidadosamente oculto. Destrói a decadência e a morte. Por isto o Yoguim que almejar a perfeição deverá praticá-lo. O Yoguim que o fizer diáriamente será sábio e alcançará Vigraha-Siddhi. Todos os seus males serão curados.


13) Tadagi Mudra

Faz com que teu abdome pareça cim uma cavidade, como um tanque. Isto é o Tadagi-Mudra, destruidor da decadência e morte.
Trata-se do Uddyana-Bandha estático.


14) Manduki Mudra

Fechando a boca encosta a língua no céu palatino, provando lentamente o néctar que flui do loto das mil pétalas.
Este é o Mudra do sapo.
Esta manobra, que é um Bandha (não um Mudra), já foi descrito pelo autor sob outros títulos. É o Jiva-Bandha.
Suas vantagens: O corpo nunca ficará velho nem doente, permanecendo perpétuamente jovem. O cabelo daquele que praticar este Mudra nunca ficará branco.


15) Sambhavi Mudra

Fixando o olhar entre as sobrancelhas, contempla a própria existência. Isto é Sambhavi, secreto em todos os Tantras. Suas vantagens: Os Vedas, os Puranas são como uma mulher do público, mas este Sambhavi deverá ser guardado como se fosse uma senhora de família respeitada.
Aquele que sabe este Sambhavi, é como o Adinatha, êle é Narayana, é Brahman - o Criador.
Disse Mahesvara:  Verdade, verdade e mais uma vez verdade, aquele que domina o Sambhavi é brahman. Não resta nehuma dúvida sobre isto.


16) Os Cinco Darana Mudras

Aqui passa o autor para práticas mentais, que nada tem a ver com Hatha-Yoga.
O Sambhavi já foi explicado: ouve agora os cinco Dharanas. Aprendendo-os, o que não poderá ser alcançado neste mundo? Por intermédio deste corpo pode-se vicitar e revisitar Svargaloka; ele poderá ir para onde se quiser, tão rápdamente quanto a mente, adquirindo o poder de mover-se no ar. Estes cinco Dharanas são:

Parthivi (terrestre)

Ambhasi (aquático)

Vayavi (aéreo)

Agveyi (ígneo)

Akasi (etéreo)

Svargaloka é o terceiro céu dos Tantras, o paraíso de Indra.


a - Parthivi Dharana

O Prithivi-Tattva tem cor amarelo-alaranjado, e o som Lam é seu simbolismo secreto ou Bija. Sua forma é de quatro lados e Brahmam seu deus predominante. Coloca este Tattva no coração e fixa por Kumbhaka o Prana-Vayu e o Citta durante um tempo de cinco ghatikas. Isto é denominado Adhodharana. Por intermédio deste Tattva conquista-se a terra e nehum elemento terrestre conseguirá prejudicar-te, provoca a firmeza.
Cinco ghatikas correspondesm a cerca de 3 horas. Citta é o mesmo que Chitta, a matéria mental.
Seus benefícios: Aquele que praticar diáriamente este Dharana ficará como o conquistador da morte. Caminhará como um adepto por este mundo afora.


b - Ambhasi Dharana

O Tattva d'agua é branco como a flor Kunda, ou uma concha, sua forma é semicircular como a lua, sua letra é Vam. É a semente deste elemento ambrosial, sendo que Vishnu é a divindade que o preside. Em Yoga, produz o Tattva d'agua no coração, fixando aí o prana com o Citta, durante o período de cinco ghatikas, praticando Kunbhaka. Este é o Dharana aquático. É o destruidor de todas as mágoas. A água não poderá fazer mal aquele que o praticar.
Quem poderia, no Ocidente, fazer Kumbhaka pelo espaço de 3 horas?
Suas vantagens: A Ambhasi é um grande Mudra. O Yoguim que o conhecer nunca morrerá, mesmo nas águas mais profundas; isto deverá ser guardado secreto. Revelando-o a quem quer que seja perde-se o sucesso. Realmente isso é a verdade.    


c - Vayavi-Dharana

O Tattva do ar é negro como unguento para os olhos, a letra YAM é sua semente, e Isvara, a divindade predominante. Este Tattva está cheio de qualidades de Sattva. Fixa o Prâna e o Citta durante cinco ghatikas neste Tattva. Este é o Vayavi-Dharana. Com ele o praticante consegue andar no ar. 
Suas vantagens - Este grande Mudrá destrói a decadência e a morte. Seu praticante nunca será morto por distúrbios aéreos; dominando-o, o praticante poderá andar no ar. jamais deverá ser ensinado aos maus e indignos de confiança. Do contrário o sucesso é perdido.  Ó Canda, esta é a verdade.


d - Agneyi Dharana

A Tattva do fogo fica situado no umbigo, sua cor é vermelha como o inseto indragopa, sua forma é trangular. Sua semente é RAM e a divindade prodominante Rodra. É refulgente como o sol, o doador do sucesso. Fixa o Prâna com Citta neste Tattva durante cinco ghatikas. Este é o dharana do fogo, destruidor do medo da morte horrível, sendo que o fogo não poderá fazer-te nenhum mal.
Suas vantagens - Mesmo se o praticante for jogado num fogo em chamas, por intermédio deste Mudrá ficará vivo, jamais receando a morte. 


e - Akasi Dharana

O Akasa-Tattva é da água pura do mar. THAM é sua semente, e sua divindade predominante é Sadasiva. Fixa o Prâna com o Citta durante cinco ghatikas neste Tattva. Este é o Dharana etéreo. Abre a porta da libertação. Suas vantagens - Aquele que dominar este Dharana  será Yoguim verdadeiro. A morte e a velhice jamais se aproximarão dele - nunca morrerá de Pralaya.   


21) Asvini Mudra

Contrai e dilata a abertura anal, repetidas vezes; isto é o Asvini-Mudra. Acorda o Sakti de Kundalini.
Suas vantagens - Este Asvini é um grande Mudra. Elimina todas as doenças do reto; dá força e vitalidade impedindo a morte prematura.


22) Pasini Mudra

Joga as duas pernas para trás do pescoço, segurando-as juntas com bastante força como um laço. Este é o Pasini-Mudra, que acorda o Sakti de Kundalini.
Suas vantagens - Este grande Mudra dá força e alimento. Deverá ser praticado com cuidado por aqueles que desejam o sucesso.


23) Kaki Mudra

Contrai os lábios, como o bico de um corvo, bebe o ar lentamente repetidas vezes. Estes é o Kaki-Mudra, destruidor de todas as moléstias. 
Suas vantagens - O Kaki é um grande Mudra, conservado secreto em todos os Tattvas. por intemédio dele fica-se livre de todas as doenças, do mesmo modo que um corvo.


24) Matanghini Mudra

Fica de pé em água até o pescoço, bebe a água pelas narinas, expelindo-a pela boca. Em seguida põe a água pela boca e expele-a pelas narinas. Repete-o muitas vezes. è denominado o Mudra do Elefante, eliminador da decadência e da morte.
Suas vantagens - Num lugar solitário, livre da observação humana, este Mudra deverá ser praticado com atenção. Assim fazendo, adquirirá o praticante a força de um elefante. Onde quer que se encontre fazendo esse Mudra gozará sempre de grande alegria. Por isto o Mudra deverá ser praticado com muita atenção e cuidado.


25) Bhujangini Mudra

Inclinando a face em pouco para a frente, bebe ar pela garganta. Este é o Mudra da serpente, destruidor da decadência e da morte. Suas vantagens - Este Mudra elimina rapidamente todos os males de estômago, especialmente indigestão e dispepsia.



OS BENEFÍCIOS DOS MUDRAS

Ó Canda-Kapali! Assim te ensinei o capítulo sobre os Mudras. Este é venerado por todos os Adeptos, e destrói a decadência e a morte. Isto não deverá ser praticado indiscriminadamente. este segredo deverá ser guardado com cuidado, embora seja difícil até para os Devas. estes são os Mudras que levam à felicidade e à libertação. Só devem ser ensinados a uma pessoa sincera, calma, simples e devotada ao Mestre e que descenda de boa família.
Eles destroem todos os males e aumentam o fogo gástrico, se praticados diariamente. A morte jamais chegará aos yoguins que os praticam, nem tampouco a decadência. Eles não temerão nem o fogo, nem a água, nem o ar.
A tosse, asma, dilatação do baço, lepra, fleuma, são verdadeiramente eliminados com a prática destes Mudras. Ó Canda! Que mais devo contar-te? Em poucas palavras, não há nada como os Mudras para levar-nos a um sucesso rápido.


FIM DA TERCEIRA LIÇÃO.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário