Bandha (contrações especiais)


O sistema de contrações do Hatha Yoga chamados também de "trancas" são exercícios sutis considerados secretos porém o conhecimento de alguns métodos se faz nescessário.

Mula-Bandha
Contração anal e do pubococcígeo (assoalho pélvico) - aumenta a potência sexual trabalhando com os músculos eretor do ânus, buborretal, esfíncter externo do anus, transverso profundo, superficial do períneo e pubococcígeo. Quando este exercício é feito com a intenção mental de fazer subir Apana este movimento é denominado Aswini-mudra.
Esta contração é simples: basta exercitar a partir do "ato de urinar" no momento em que soltamos a urina, "puxe" o músculo (interrompendo a urinação), e prenda por pouco tempo (alguns segundos) a urinação, a  ardência é normal e demonstra a fraqueza deste músculo, após solte e repita.  Juntamente com certa atividade nos asanas ou práticas físicas este exercício é bastante importante levando-se em consideração a estafa muscular desta área do corpo no período da terceira idade promovendo distúrbios diversos no organismo digestivo assim como incontinência urinária e problemas ósseos.
Pode-se repetir o exercício durante o dia em qualquer posição que estivermos, sentados deitados ou em pé 3 séries de 20  a 30 contrações harmoniosamente e sem esforço juntamente com a respiração lenta e também suave. Lembre-se que tudo que é em demasia estraga, mesmo se tratando de Yoga, então não pratique mais do que as 3 séries diárias, isso já promove uma boa saúde.
Este bandha (contração) deve ser praticado apenas por adultos após os 25 anos de idade ou por quem tem disfunção sexual erétil e para manter uma boa saúde sexual, pode ser feito pelo parceiro e parceira (conhecido como a prática do pompoarismo para mulheres).
A contração dos esfíncteres inferiores realiza, no homem um massageamento da próstata, glândula de capital importância não só na atividade sexual como também em diversas funções vitais.
Concomitantemente, reflete nos testículos, na vesícola seminal, e nos cordões espermáticos, realizando ainda a ativação da circulação sanguínea em toda a região genital. tais movimentos reanimam e revigoram as funções genéticas,  ao mesmo tempo que influem na tonicidade da bexiga, da uretra, da próstata e na contextura dos seus tecidos.
Na mulher, além da ação sobre a bexiga e uretra, a ginástica dos esfincteres da região perineal inclui a contração da vagina, aumentando a sua contratilidade e tonicidade, ativando assim as secreções das glândulas vulgovaginais, como ainda influindo na natureza e química do líquido vaginal, de extrema importância para a vida sexual da mulher. Os ovários, trompas e útero são indiretamente beneficiados com essa atividade muscular voluntária.  
Este exercício é ensinado também em práticas orientais chinesas conhecidas como Ki Gong ou Chi Kung. O mestre Chinês nesta milenar prática, Mantak Chia possui vasta obra sobre esse assunto depositado em importantes livros editados no Brasil sobre os títulos:  O Orgasmo Múltiplo do Homem - Edt. Objetiva - Orgasmo Múltiplo do casal entre outros.  




Uddiyana-Bandha
Contrai os intestinos uniformemente acima e abaixo do umbigo, de encontro às costas, de maneira que as vísceras toquem as costas. Uddiyana significa "vôo para cima", "escalada"; Bandha quer dizer "reunião" ou "bloqueio". Considerado de todos os bandhas o melhor, sua prática leva ao controle da respiração. Consiste em sugar o abdômen para trás e e para cima. Após uma respiração completa e com os pulmões vazios em suniaka (sem ar) observe que neste instante a contração é favorecida, então inspire profundamente e note seu abdômen inflando naturalmente, torne a fazer: espire o ar dos pulmões (retire) lentamente e em seguida puxe a barriga para dentro e para cima de modo que fique côncava mostrando as costelas dos dois lados retorne lentamente no acompanhamento de sua respiração (não faça nenhum exercício yogue sem focar na respiração profunda e lenta). 
Com o tempo o praticante percebe que esta prática favorece a limpeza dos pulmões e aumenta a capacidade respiratória.  
Não pode ser feito logo após as refeições deve-se esperar 2h para a completa digestão.
Esta postura pode ser feita deitado de costas, sentado em uma cadeira, de pé levemente arqueado com as mãos sobre as coxas (melhor postura) ou em posturas meditativas como padmasana, sidásana etc. 
Uddiana favorece consideravelmente a digestão atuando sobre o órgão responsável por isso, além de favorecer a sexualidade e a completa tonificação dos órgãos localizados na base do diafragma. Massageia os intestinos, eficaz para a cura da prisão de ventre, reduz a preguiça hepática e tonifica o útero.
Cardíacos e tuberculosos, conforme o grau da lesão, devem tomar cuidado e evitar exageros. 
  





Jiva-Bandha
Compressão da hipófise, com a ponta da língua. Compressão do palato mole com a língua, a região mole após o osso, no céu da boca.
Dobra a língua para trás e levar para o céu da boca, a té tocar a região mole do véu palatino, onde deve exercer máxima pressão.  












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário