Obras Básicas da Hatha Yoga - GHERANDA-SAMHITA - Primeira Parte



Nota.: Os comentários são do Autor do livro: Hatha-Yoga A Ciência da Saúde Perfeita - Caio Miranda (tradutor do Gueranda-Samhita e Hatha-Yoga Pradipika que são apresentados neste blog). Editora: Livraria Freitas Bastos - 1966 
Não há nenhuma modificação do texto original exceto a acentuação da língua Sanscrita que não é considerada para que não haja equívocos de interpretação.
Os comentários apesar de serem as vezes pueris e contraditórios expressam a realidade da Hatha-Yoga inserida num cenário de conhecimentos científicos limitados da década de 60 e é livre sua aceitação pelo leitor.
Deve-se considerar também a incapacidade do autor de definir corretamente o cenário em que a obra se insere, num remoto período do longínquo passado dos Yogues indianos, uma realidade mergulhada em mistérios e bruma mística. Por isso tomei a liberdade de descartar os comentários do autor, em sua grande maioria que por vezes parecem contraditórios ao texto e que não acrescentam ao conhecimento da Hatha. 
A apresentação desta obra "não se direciona à prática" do Yoga, servindo como fonte de pesquisa meramente intelectual sobre a Hatha-Yoga, a prática das modalidades aqui expressas são de inteira responsabilidade do leitor sendo essencial a presença de um instrutor Yogue experiente para orientá-lo.      

Primeira Parte

1) Saúdo o Adisvara (primeiro Ser) que ensinou a ciência da Hatha-Yoga, verdadeira escada que conduz às alturas sublimes do Raja-Yoga.

Começa o autor declarando peremptoriamente que Hatha
-Yoga é uma etapa preliminar, cujo valor consiste em conduzir ao verdadeiro Yoga. Não é portanto, um método de auto-realização espiritual. É um meio e não um fim.

Treino do corpo físico

2) Canda-Kâpali dirigiu-se certa vez à ermida do Sábio Gueranda, e depois de saudá-lo com reverencia e devoção, perguntou:
- Ó Mestre de Yoga! Ó melhor entre os yoguins! Ó Senhor! Gostaria de aprender a yoga física que leva ao conhecimento da verdade.
Gueranda respondeu:

3) Bem perguntado, ó poderosamente armado! Responder-te-ei, ó filho! O que perguntas-te. Ouve pois com atenção:

4) Não há maior cativeiro que a ilusão, maior força que a disciplina, maior amiga que a sabedoria, nem inimigo mais terrível que o egoísmo.

5) Assim como aprendendo o alfabeto é possível, pela prática, conhecer-se todas as ciências realizando metodicamente o treino físico poder-se-á obter a sabedoria.

6) Os corpos de todos os Seres vivos são consequências dos seus bons ou maus atos, pois estes dão origem ao Karma que leva à reencarnação, num contínuo movimento, como a roda de um moinho.

7) Assim como a roda do moinho leva água para cima e para baixo, puxada polo boi, enchendo e esvaziando os baldes sem parar, também a alma passa pela vida e pela morte, levada pelos atos do homem.

8) Como o pote de barro cru é dissolvido pela água do rio, é o corpo destruído pela morte.
Mas se o pote estiver cozido não dissolverá.
Submete o corpo ao fogo da Yoga a fim de purificá-lo e fortificá-lo.

9) Os sete exercícios que formam esta Yoga do corpo são: purificação, fortalecimento, perseverança, calma, e mais os que levam a clarividência, discernimento e isolamento.

10) O primeiro, a purificação, é obtido pela prática de seis exercícios. O segundo asana, da força e destreza. O terceiro, mudrá, dá firmeza.

11) O quarto, pratiahara, confere a calma. O quinto, pranayama, dá ligeireza. O sexto, dhyana, produz a percepção, e o sétimo, samadhi, confere o isolamento, que é realmente a paz.

Já aqui começamos a acreditar que se trata de obra tântrica, pois não refere ela à base moral e ética do Yoga, constante dos Yama e Nyama da verdadeira doutrina. A purificação prescrita neste "Gueranda-Samhita" é puramente fisiológica, como veremos a seguir. Há também erro palmar citando o "pratyahara" antes do "pranayama", pois jamais alguém conseguiu isolar a mente da percepção  externa sem dominar antes o Prana, que movimenta a mente e as emoções.


Os seis exercícios purificadores

12) São eles: Dhauti, Vasti, Neti, Lauliki, Trataka e Kapalabhati. Constituem o Sadhana (fase de purificação) e chamam-se os Satkarmas.

13) Eles eliminam as impurezas do corpo e denominam-se: Antardhauti (lavagem interna), Dantadhauti (limpeza dos dentes) Hriddhauti (limpeza do coração) e Mulasadhana (limpeza do reto).

Essa anunciada "limpeza do coração" nos faz pensar em práticas sublimes de Amor, Altruísmo e Fraternidade, todavia, como veremos adiante, tal limpeza é puramente fisiológica e consta de manobras para limpar a garganta e o estômago, inclusive vomitando.

14) Antardhauti: está igualmente dividido em quatro partes. Vatasara (purificação pelo vento), Varisara (purificação pela água), Agnisara (purificação pelo fogo) e Bahiskrata.

15) Vatasara-dhauti - Contrai a boca como bico de um corvo e toma o ar vagarosamente, enchendo completamente o estômago. Movimenta o ar absorvido e depois força-o a sair pelo ânus.

Aí está uma coisa quase impossível de fazer-se. Ignoramos como será possível engolir-se ar e faze-lo sair pelo ânus. O ar engolido, voluntária ou involuntariamente, tende a encher a chamada câmara de ar estomacal, produzindo sensação de plenitude ventral com reflexos na esfera cardíaca. Também ignoramos a vantagem de tal manobra, já que a natureza não fez o tubo digestivo para servir como condutor de ar. A prática aqui prescrita deve exigir um treino intenso e extenso, mas segundo tudo indica, sem benefício algum.

16) O Vatasara é um processo secreto que produz a purificação do corpo, destruindo todos os males e aumentando o fogo gástrico.

Esse fogo gástrico está frequentemente referido nas obras antigas de Hatha-Yoga. Naturalmente corresponde à falsa noção de que o calor estomacal é responsável pela digestão, enquanto o calor intestinal o seria pela assimilação e excreção. São suposições da medicina antiga que a moderna ciência médica pos completamente por terra.

17) Varisara-Dhauti - Enche a boca com água até a garganta, bebendo-a lentamente. Movimenta-a depois pelo estômago, expelindo-a pelo reto.

Eis outra manobra dificílima de fazer-se. Como será possível expelir pelo ânus a água que se ingere? Não passa para o sangue logo no início da ingestão? Como Impedir que transforme em suor a urina?

18) Esse processo deve ser guardado em segredo.
Ele purifica o corpo. Pela prática consegue-se um corpo luminoso e brilhante.

Admite-se que, com treino intenso e uma férrea força de vontade poderá o praticante expelir pelo ânus a água ingerida, todavia, quando à afirmação de que tal manobra torna o corpo luminoso e brilhante, deve ser uma sensação e não uma realidade.

19) O Varisara é o dhauti mais elevado. Com sua prática o corpo não só se purifica, como também se torna resplandescente.

Agnisara (prurificação pelo fogo) - Aperta o umbigo ou intestinos contra a espinha durante cem vezes. Está é a purificação pelo fogo. Confere- sucesso na prática da Yoga e cura os males do estômago, aumentando o fogo interno.
Este dhauti deve ser guardado em segredo, sem jamais ser revelado a ninguém.
Em seguida, ficando em pé dentro d'agua até o umbigo, põe os intestinos para fora e lave-os com as mãos, até que estejam bem limpos. Lava-os com muito cuidado e depois puxa-os novamente para o abdome.

Nota de Caio Miranda: "Estas duas práticas nos parecem inteiramente irrealizáveis. Guardar o ar ingerido na barriga pelo espaço de hora e meia, é impossível, e muito mais será colocar o reto para fora e lavá-lo com as mãos. Não acreditamos que alguém seja capaz de fazer isso, pelo menos nos dias de hoje, pois a façanha custaria um prolapso doloroso e difícil de ser reduzido."

Este processo deve ser guardado em segredo. Não é fácil de ser dominado nem pelos deuses. Com este dhauti se consegue um corpo divino.
Enquanto o praticante não tiver força para reter o  ar durante hora e meia, não conseguirá fazer este grande dhauti.

Danta-Dhauti, ou purificação dos dentes - É de cinco maneiras: lavagem dos dentes, da raiz da língua, da boca, dos canais e dos seios frontais.

Danta-Mula-Dhauti - Esfrega os dentes com pó de catechu ou com terra pura até que todas as impurezas sejam removidas.
Esta ta lavagem dos dentes é um grande dhauti e importante processo para os yoguins. Deverá ser feito diariamente, pela manhã, a fim de conservar os dentes. Na purificação isto é aprovado pelos yoguins.

Jihva-Sadhana ou purificação da língua - Contar-te-ei agora o método da limpesa da língua. O prolongamento da língua destrói a velhice, a morte e as doenças.
Junta os três dedos conhecidos como indicador, médio e anular, põe-nos na garganta, esfregando bem e limpando a raiz da língua, e levando-a mais uma vez, elimina todo o fleuma.
Feito isto, esfrega-o com manteiga repetidas vezes; em seguida, segurando a ponta da língua com um instrumento de ferro, puxa-a bem devagar para fora.
Faz isto diariamente, com diligência, antes de levantar e ao por do sol. Agindo desta maneira a língua ficará longa.

Karma-Dhauti ou limpeza dos ouvidos  –  Limpa bem as cavidades dos ouvidos com o indicador e o anular. Fazendo isto diariamente, todos os sons místicos poderão ser ouvidos.

Kapala-Randhra-Dhauti  –  Esfrega o polegar da mão direita na depressão da testa, perto da raiz do nariz. Praticando este exercício, males provenientes de desarranjos de humores fleumáticos são curados.
Esses vasos sendo purificados, a clarividência é induzida. Isto deverá ser praticado diariamente após o acordar, após as refeições e a noite.

Hrid-Dhauti ou purificação do coração – Está dividida em três partes: Danda (uma vara), Vamana (vômito), e Vasas (pano).

Danda-Dhauti – Toma uma vara de tanchagem e mete-a lentamente na goela, retirando-a em seguida também lentamente. Com este processo todo o fleuma, bile e outras impurezas são expelidos pela boca. Com este Dhauti toda sorte de doenças do coração é curada.

Vamana-Dhauti – Após a refeição toma água até a garganta, em seguida, olhando por algum tempo para cima, vomita tudo novamente. Com a prática diária desta Yoga, desarranjos do fleuma, e bílis, são curados.

Vaso-dhauti – Engole lentamente um pedaço estrito de pano, de quatro dedos de largura, retirando-o novamente. Este exercício é chamado Vaso-Dhauti.
Isto cura doenças abdominais, febre, melancolia, lepra e outras doenças de pele, bem como desarranjos do fleuma, e de dia em dia o praticante ficará mais sadio, tendo mais vitalidade e ânimo.

Mula-Sadhana ou purificação do reto – O Apanavayu não correrá livremente enquanto o reto não for purificado. Por isto, faz esta purificação com todo o cuidado.
Com uma vara da raiz de Harida ou com o  dedo médio, o reto deverá ser cuidadosamente limpo com água repetidas vezes.
Isto evita constipações e indigestões, aumentando a beleza e vigor do corpo, acendendo a esfera do fogo.

Segunda parte

Os Vastis descritos são de duas espécies:  Jala-Vasti é praticado em água e Vasti seca em terra.

Jala-Vasti – Entrando n’água até o umbigo e ficando na posição denominada Utkatasana, contrai e dilata o músculo anular do ânus. Isto é denominado Jala-Vasti.
Cura Prameba (desarranjos da bexiga), Udavarta (desarranjos da respiração). O corpo, ficará livre de todas as doenças, tornando-se formoso como o de um deus.

Dithala-Vasti – Ficando na pose chamada Pascimottana, move os intestinos lentamente para baixo contraindo e dilatando o músculo anular do ânus com Asvini-Mudrá.
Praticando este exercício, nunca se ficará constipado, sendo que o fogo gástrico será aumentado, curando flatulências.
Terceira parte

Neti – Pega uma linha fina, medindo 33 centímetros, enfia-a nas narinas e tira-a pela boca. Isto é denominado Neti-Kriya.
Praticando o Neti-Kriya, obtém-se o Khecari-Siddhi. Destrói  desarranjos no fleuma, produzindo clarividência ou vista clara.

Quarta parte

Lauliki-Yoga – Movimenta o estômago e intestinos de uma lado para o outro com bastante força. Este exercício é chamado Lauliki-Yoga. Destrói todos os males e aumenta o fogo do corpo.

Quinta parte

Olha fixamente sem piscar para um objeto pequeno, até que as lágrimas comecem a correr. Isto é denominado. Trataka pelos sábios. Praticando esta Yoga,  Sambhavi-Mudrá é obtido. Certamente todos os males da vista são destruídos e clarividência é produzida.
Sexta  parte

Kapalabhati  –  O Kapalabhati é dividido em três partes: Vamakrama , Vyut-krama e Sit-Krama. Destroem desarranjos do fleuma.

Vama-Krama – Inspira o ar pela narina esquerda expelindo-o pela direita, inspirando-o novamente pela direita e expelindo-o pela esquerda.
Esta inspiração e expiração devem ser feitas sem forçar. Este exercício destrói desarranjos do fleuma.

Vyut-Krama – Põe a água pelas narinas expelindo-a pela boca lentamente. Isto é denominado Vyut-Krama, que destrói desarranjos do fleuma.

Sit-Krama – Toma água pela boca e expele-a pelas narinas. Dominando este exercício fica-se como um deus do amor.

Velhice e senectude nunca te desfigurarão. O corpo ficará são, elástico, e distúrbios provenientes do fleuma desaparecerão.


Um comentário:

  1. Tenho alguns livros de Caio Miranda: Só Envelhece Quer Quer; e Vence Tua Angústia com a Laya-Yóga. Tinha o livro citado nesta ótima página mas dei o livro para um Padre que tinha um Asrhan em minha cidade. Fraternalmente.

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