terça-feira, 5 de junho de 2012

Pranayama


Respirações da Hata Yoga (completas)

As práticas do Pranayama ou simplesmente respirações podem ser feitas além destas posições sujeridas na imagem, simplesmente sentado em uma cadeira confortável.


Prana-Kriyâ
Simples respiração completa feita lenta e conscientemente.
Em posição sentada, pode ser uma destas: padmâsana, maha-bandha, samanasana, svastikâsana, siddhâsana.  Este exercício é simplesmente para perceber a dinâmica harmônica e suave da respiração. 
Olhos fechados, pensamento no diafrágma e no movimento abdominal.
Comporta pûraka, kumbhaka, rechaka e suniaka (inspiração, retenção, expiração, retenção na expiração). Imaginar o prâna entrando no túbo respiratório e em retenção (kumbhaka) imaginar o prâna penetrando as víceras até a estremidades do corpo vindo através do centro do plexo solar ou dan-dien.
Em rechaca (expiração) retirar impurezas do organismo de cor cinza ou negra pela boca ou extremidades. Em suniyaka acalma o sistema nervoso (não exagerar em suniyaka para não haver distonia cardíaca)
Prática por completa por 3 min.


Uddîyâna-Bandha
Dinâmico combinado com respiração completa. Compreção dos órgãos abdominais e do plexo-solar. A respiração acompanha o movimento de compressão e distenção do abdome.
Deve ser feito após 2 ou 3 semanas de prática do prana-kriyâ.  Em purâka (inspirar) distende-se os músculos abdominais e as víceras.
Em rechaka (expirar) compríme-se o abdomem que por sua vez comprime os órgão abdominais e a base do pulmão.


Jâlandhara-Bandha
Dinâmico combinado com respiração completa. É a compressão e distenção das tireóides e do plexo laríngeo, mediante o lançamento da cabeça para frente e para trás.
Na inspiração (puraka) lança-se a cabeça para tráz e na expiração (rechaca) lança-se a cabeça pendendo-a para frente encostando o queixo no peito.
Tanto uma posição quanto a outra faz-se uma leve parada.
Pratica-se após uddîyâna-bandha depois de 3 a 4 semanas.


Uddîyâna-Bandha combinado com Jâlandhara-Bandha
Dinâmico combinado com respiração completa.
    A) Inspiração lenta, com lançamento do abdome para a frente e da cabeça para trás (puraka), distenção das tireóides e dos órgãos abdominais; Retenção, permanecendo na envergadura máxima da distenção abdominal e laríngea (kumbhaka). Duração individual e progressiva;
    B) Expiração, com recolhimento lento e vigoroso do abdome e tombamento vagaroso da cabeça sôbre o peito (rechaka), compressão das tireóides e dos órgãos abdominais, fazer udiana bandha, ou seja puxar abdomem para dentro e para cima; Suspenção da respiração com pulmões vazios e compressão máxima do abdome e das tireóides (sunyaka).
    Praticar 3 a 4 semanas após anteriores.


Vâma-Krama
Realiza a limpeza completa e purificação do sistema nervoso e equilibra as cargas energéticas do vago e do simpático.
Absorve-se o ar por uma das narinas conservando a outra fechada.
Uma vez cheio os pulmões faz-se uma pequena retenção (kumbaka) enquanto lentamente se muda o dedo de posição indo fechar a narina pela qual  se inspirou.
A seguir realiza-se a inspiração (puraka) pela narina livre. Depois do esvaziamento dos pulmões inspira-se pela narina que se expirou e assim sucessivamente.
Mentaliza-se o Prâna fazendo o trabalho através da ventilação junto a imagem da tragetória pelos nadis (minúsculos canais energéticos que atravessam o corpo por completo semelhantes aos canais da Acumpultura). 3  a 5 min.
Começa-se pela narina exquerda e com os ólhos fechados como deve ser toda a série de Kriyâ-dhauti.


Kapâlabhâti
“Crânio brilhante” - enquanto a inspiração (puraka) é lenta e suave, a expiração (rechaka) é enérgica e rápida.
Este dhauti exige uma mentalização própria. Ao inspirar (puraka) imagina-se que está se absorvendo o prâna em profusão.
Na retenção (kumbhaka) de pequena duração, reúne-se energias para conduzir o prâna ao cérebro, o que é feito na "expiração rápida" (rechaka, ´expiração pelas narinas`), imaginando que depois de limpar o cérebro, o prâna sai pela testa para fora do corpo, levando as impurezas cerebrais.
4 a 5 vezes de prática.      

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