quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A Filosofia Através dos Textos - Marco Aurélio - (121 - 180)

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Marco Aurélio - (121 - 180)


Vida e Obras

Aos 26 de abril de 121, nasceu Anio Vero em Roma. tendo sido adotado por Antonino Pio, de acordo com Adriano (era parente de ambos), passou a chamar-se Marco Aurélio Antonino Vero. Foi educado em Roma e favorecido dos Imperadores reinantes. 
Dos 17 aos 40 anos de idade (138 - 161) viveu no palácio imperial como pressuposto herdeiro. Dedicou-se ao estudo da Retórica e tomou grande afeição pela filosofia estóica, cujo estudo nunca mais abandonou. Casou com Faustina, filha de Antonino Pio, o qual, no momento da morte, designou-o seu sucessor (161). 
Logo depois, nomeou Lúcio Vero como "augusto" associando-o ap governo, até a morte de Lúcio ocorrida em 169. Desde então, até 177, governou só. Em 177, com 59 anos de idade, associou ao governo sei filho Cômodo. 
Durante seu reinado, inundações, incêndios e terremotos afligiram o Império. Teve de enfrentar também invasões de bárbaros. 
O que se sabe a respeito do seu caráter qualifica-o de humanitário e generoso.
Suas obras não foram destinadas ao público; são intimas. A correspondência com seu mestre Frontão, escrita em latim, foi descoberta por A. Mai e publicada em Roma no ano de 1823.  
Nas "Máximas a Si Mesmo", conhecidas como Pensamentos, empregou o grego. São fragmentos de uma espécie de diário espiritual, composto nos últimos anos de sua vida, durante a campanha contra os Marcomanos.  
Morreu aos 17 de março de 180, com 68 anos de idade.  

Pensamento  
Estoico por educação, fez do estoicismo como que sua religião. Foi grande admirador de Epiteto. Nas interessam a Marco Aurélio, como também aos outros estoicos romanos, as questões lógicas e metafísicas da stoa grega. Não toca nestes problemas.
São os temas relacionados com a moral, a conduta humana, os que ele aborda com exclusividade.
Sêneca procurou orientar as consciências dos outros e orientar os atributos. Epiteto trabalha para conseguir adeptos do estoicismo  integral. Marco Aurélio exorta-se a si próprio; não quer fazer homens bons, mas ser homem bom.
Filósofo e imperador, defronta problemas éticos de que muitos não têm qualquer vivência. A Filosofia torna-se para ele remanso e luz; é mãe e mestra; descanso e orientação.
É humanista e tolerante. Aceita, como bom estoico, o que de bom e de mau a vida lhe oferece, propondo-se a superar as oscilações do quotidiano e a viver cada instante como se fosse o último.


Textos


Da Reflexão e da Tolerância
Para descansar, procuram-se agradáveis recantos no campo, à beira-mar, nas montanhas. Também tu tens constantemente este desejo no fundo do coração. Mas isto é um devaneio dos mais comuns: experimenta a te recolheres a toda hora dentro de ti mesmo. Em nenhuma parte poderás encontrar um retiro mais doce, mais tranquilo do que na intimidade da tua alma, mormente se possuíres em ti mesmo aqueles dons preciosos que não se podem considerar sem usufruir imediatamente uma perfeita serenidade, e por serenidade entendo a tranquilidade de uma alma onde tudo está em ordem e no seu lugar. desfruta, pois, constantemente dessa solidão e nela encontrarás novas forças. Também nela encontrarás máximas de conduta breves e fundamentais, que te ajudem a dissipar tuas inquietações e te predisponham a suportar, sem revolta, tudo aquilo que te acontecer.
Por que te revoltas, de fato? Pela maldade dos homens? Pois bem, inicialmente lembra-se de que todos os seres racionais foram feitos para se suportarem uns aos outros, que esta paciência faz parte da justiça, que eles não fazem o mal porque queiram fazer o mal; lembra-te, também, de quantos homens que tiveram inimizades, desconfianças, ódios, brigas, e hoje estão mortos, reduzidos a cinzas, e deixa de te atormentares.
Pode acontecer que tu estejas descontente com a parcela que te coube na distribuição dos destinos; pois bem, sonha ainda uma vez que, na alternativa do mundo ser obra de uma Providência, ou uma reunião casual de átomos, prova-se claramente que é uma verdadeira moradia.
És importunado por sensações do corpo? sonha que nosso entendimento não se subjuga às impressões doces ou rudes que a alma sensitiva experimenta, uma vez que ele se fecha em si mesmo e lá reconhece suas próprias forças. De resto, lembra-te ainda de tudo o que te foi ensinado sobre o prazer e a dor, doutrina que mereceu o teu consentimento.


Das Ações Supérfluas

"Se queres viver tranquilo - foi dito - despreza os acontecimentos". Não seria melhor dizer, faz aquilo que é necessário, aquilo que a razão de um ser naturalmente social exige, e da maneira que o exige? Eis o meio mais seguro para desfrutar a tranquilidade, não só a que se procura no cumprimento das boas obras, mas também aquela que se encontra aos desprezar os acontecimentos. Com efeito, a maior parte das nossas palavras e das nossas ações não são necessárias. Suprimindo-as teremos mais tempo para o descanso e manos confusão. É necessário repetir-se a toda hora: "Não é isto algo desnecessário?" E devem ser impedidas as ações, e até os pensamentos, desnecessários; pois desta forma eles não serão ocasião de ações supérfluas.



A Morte é um dos Acontecimentos da Vida
Quando cumpres teu dever, não perguntes se tens frio ou calor, se tens necessidade de dormir ou não, se és repreendido ou aplaudido, se vais morrer ou correr algum perigo. O fato de morrer é um dos acontecimentos da vida, e na morte, como em tudo mais, o essencial é fazer bem aquilo que se faz no momento presente.

A Filosofia é Uma Mãe 
Se tu tens uma madrasta e com ela tua mãe, poderás testemunhar à primeira o teu respeito, irás porém constantemente ao encontro de tua mãe. Isto exemplifica o que é para ti a corte e a filosofia: procura amiúde esta última e descansa nos seus braços, que ela far-te-á suportável a corte, e te faz suportável à corte.

Amor aos Homens 
Dobra-te aos acontecimentos que a sorte te destinar e, sejam quais forem os homens com quem é chamado a viver ama-os de verdade.

Da Beleza do Mundo 
Todas as coisas, entrelaçadas umas às outras, formam uma corrente divina; não há qualquer coisa que seja independente de uma outra. todas são subordinadas e seu encadeamento constitui a beleza do mesmo mundo. Pois existe um único mundo que abraça tudo, um único Deus que está em toda parte, uma única matéria elementar, uma única lei que é a rezão comum de todos os seres inteligentes e uma única verdade, da mesma forma que há um único estado de perfeição para as criaturas do mesmo gênero e para os seres que participam da mesma razão.

Da Sociedade Humana
A relação de união que existe entre os membros de um mesmo e único corpo, existe também entre os seres racionais, por mais distantes que estejam uns dos outros, pois eles foram organizados para cooperarem na mesma obra. Compenetra-te do alcance deste pensamento, repetindo-te constantemente: "sou um membro do corpo formado pelos seres racionais". Se porém disseres, simplesmente, que fazes parte da sociedade humana, isto significa que não amas ainda, do fundo do coração, todos os homens; e que experimentas ainda uma verdadeira alegria ao fazer-lhes bem; e que fazes isto ainda por pura benevolência; e que não consideras ainda cada um deles como se fosses tu mesmo."   


A Filosofia Através dos Textos - Heráclito (Aprox. 540 - 476 A.C.)


    
    



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