segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

BANDHA (contrações especiais)



Bandhas, (contrações especiais).
O sistema de contrações do Hatha Yoga chamados também de "trancas" são exercícios sutís considerados secretos porém o conhecimento de alguns  métodos se faz nescessário.
 
Aswini-mudra
Contração anal e do pubococcígeo - aumenta a potência sexual trabalhando com os músculos eretor do ânus, buborretal, esfíncter externo do anus, transverso profundo, superficial do períneo e pubococcígeo.
Esta contração é simples: basta exercitar a partir do "ato de urinar" no momento em que soltamos a urina, "puxe" o músculo (interrompendo a urinação), e prenda por pouco tempo (alguns segundos) a urinação, a  ardência é normal e demonstra a fraqueza deste musculo, após solte e repita.  Juntamente com certa atividade nos asanas ou práticas físicas este exercício é bastante importante levando-se em consideração a estafa muscular desta área do corpo no período da terceira idade promovendo distúrbios diversos no organismo digestivo assim como incontinência urinária e problemas ósseos.
Pode-se repetir o exercício durante o dia em qualquer posição que estivermos, sentados deitados ou em pé 3 séries de 20  a 30 contrações harmoniosamente e sem esforço juntamente com a respiração lenta e também suave. Lembre-se que tudo que é em demasia estraga, mesmo se tratando de Yoga, então não pratique muito as 3 séries diárias já promovem uma boa saúde.
Este bandha (contração) deve ser praticado apenas por adultos após os 25 anos de idade ou por quem tem disfunção sexual erétil.
Este exercício é ensinado também em práticas orientais chinesas conhecidas como Ki Gong.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário